Pesquisar neste blogue

Banco Espírito Santo pioneiro na introdução da leitura do Cartão de Cidadão nos balcões

| 22 de dezembro de 2009

O Banco Espírito Santo (BES) é o primeiro banco português a implementar o projecto Cartão de Cidadão, tendo acabado de disponibilizar nos seus Balcões os meios para leitura digital da informação do novo documento de identificação dos Portugueses, permitindo tirar partido das capacidades digitais que este documento oferece.

Enquanto instituição pioneira que apoia a inovação e o empreendedorismo, o BES apostou neste projecto interno (em articulação com a AMA e após confirmação da CNPD) tirando partido das potencialidades que o Cartão de Cidadão oferece, enquanto documento digital.
Na primeira fase de arranque, foram equipados cerca de um quarto dos balcões da rede do BES com leitores que permitirão oferecer um melhor serviço ao Cliente, reduzindo o tempo de atendimento.
Assim, qualquer portador do Cartão de Cidadão (Cliente ou potencial Cliente do BES) poderá experimentar in loco o seu funcionamento. Após apresentação do documento electrónico e com o consentimento do seu portador, será possível a recolha automática dos dados de identificação do Cliente - evitando assim a necessidade de inserção manual dos mesmos – e obter melhorias na pesquisa dos Clientes e das respectivas contas. Trata-se de uma acção de leitura não invasiva, ou seja, não altera nenhuma informação residente no chip do Cartão de Cidadão nem obtém dados confidenciais do portador.
Em curso, estão a ser estudados e reformulados processos do Banco, com o objectivo de oferecer novos serviços aos Clientes, permitindo realizar, de forma remota, uma maior diversidade de operações e com maior segurança, através de mecanismos de autenticação e de assinatura digital.
Estes serviços passam pela identificação de cartões roubados ou caducados, pela ligação a serviços públicos ou pelo pré-preenchimento de propostas via homebanking. O Banco, com a ligação aos serviços públicos, permitirá que o Cliente possa obter documentos imprescindíveis no momento de realização de operações bancárias (por exemplo: nota de liquidação do IRS ou certidões de registo predial).
Já se encontra planeada a instalação dos equipamentos nos restantes Balcões da rede BES, que deverá ocorrer durante o mês de Janeiro de 2010. Deste modo, o Banco Espírito Santo com uma rede de mais de 700 balcões no Continente, na Madeira e nos Açores (BAC), lidera a visão de Balcão do Futuro, com um investimento na inovação e tecnologia, sendo a primeira entidade privada portuguesa a alavancar serviços sobre o Cartão de Cidadão.
Fonte: Dep. Comunicação BES

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails